Triathlon - Ciclismo - Medidor de Potência - Treinamento Desportivo
Fale Conosco: contato@peakscoachingbrasil.com.br
Peaks Brasil – Triathlon – Medidor de Potência

Hidratação. Parece uma orientação tão simples

Hidratação. Parece uma orientação tão simples

Parece uma orientação tão simples, mas que muitos atletas ainda erram ou acham irrelevante. Já observou a cor da sua urina? Já se pesou antes e após um treino intenso e/ou longo? Você mesmo pode monitorar seu estado de hidratação. A desidratação do atleta durante a prática do exercício físico aumenta a temperatura interna corporal, aumenta frequência cardíaca, leva á depleção prematura dos estoques de glicogênio, altera as funções metabólicas, câimbras, aumenta percepção de esforço, recuperação fica mais lenta, … Ou seja ❌❌ diminui performance.

Mas para manter-se hidratado, não é simplesmente encher uma garrafinha de água com 1 colher de sopa de maltodextrina e ingerir durante um pedal de 2h. A temperatura ambiente , as variações na intensidade do treino, as características biológicas individuais (como: peso, sexo, idade, tolerância à desidratação, eficiência metabólica), o estado de hidratação antes do treino, a roupa que está usando são alguns fatores que contribuem em conjunto para a desidratação durante o exercício.

A ingestão hídrica correta durante o exercício, leva em consideração todos esses fatores. Sendo assim, a composição da bebida ou o planejamento de hidratação será diferente em concentração (4% ou 8%) de diversos tipos de carboidrato (maltodextrina, sacarose, glicose, frutose, palatinose), eletrólitos (sódio, potássio), e volume (1ml/kg peso corporal ou pela duração do treino). Porém, a composição dos fluidos também tem efeito na taxa de esvaziamento gástrico e a absorção intestinal.

Oriente-se melhor para treinar melhor, para evitar desconfortos gástricos, evitar queda de rendimento, melhorar sua recuperação e até mesmo evitar risco de lesões.

Exercise and Fluid Replacement. American College of Sports Medicine.

Ana Kaori – CRN8-9137 Nutricionista Esportiva

Compartilhe este post!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *