Quanto tempo leva para criar um novo hábito ou realmente quebrar um antigo?

Dr Stefano Fiuza Com faz ablaçao por radiofrequência tireoide no rio de janeiro

Infelizmente, não existe um número mágico, diz Benjamin Gardner, psicólogo social e de saúde da Universidade de Cambridge. Estudos sobre formação de hábitos geralmente sugerem um período de tempo que varia de algumas semanas a alguns meses. As pessoas muitas vezes presumem que você tem um hábito ou não, diz Gardner. “Mas isso varia em um continuum.”

E mesmo depois de criar um hábito, sempre é possível retroceder. A boa notícia, porém, é que é mais fácil reconstruir esse bom hábito do que criá-lo do zero – a facilidade depende de quão forte era o hábito no início. Gardner compara o processo à água encontrando seu caminho novamente: mesmo que esteja seca há algum tempo, você ainda pode ver os restos da trincheira.

As vacinas contra a Covid-19 e a nossa capacidade de regressar, pelo menos um pouco, ao nosso modo de vida pré-pandémico são mais um acontecimento que muda vidas. Este novo capítulo pode ser uma boa oportunidade para fazer mudanças – criar bons hábitos e tentar quebrar alguns maus. Não será necessariamente fácil, mas ao aproveitar estratégias como recomeçar, criar recompensas imediatas e substituir comportamentos indesejados.

Dr Stéfano Fiúza – Cirurgião de Cabeça e Pescoço
R. Visc. de Pirajá, 303 – 9º Andar – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22410-001
(21) 99402-4000